FOCOS DESENVOLVIMENTO HUMANO & ORGANIZACIONAL – Valéria DMN

Será que eu estou mais para elástico ou para barbante?

Conscientizar-se de suas principais características é essencial para que você possa evoluir na sua caminhada e gerar resultados exponenciais na sua vida pessoal e profissional. Aqui uma pausa, um texto, um teste e a proposta de um desafio para praticar o aprendizado. Valéria DMN

Vamos transformar 2019 no melhor ano de nossas vidas! Sim isso é possível. Claro que exige um comprometimento de no mínimo 100% com você mesmo. Isso exigirá de você elasticidade e reciprocidade com as pessoas e com os acontecimentos.

O modo como encaramos e lidamos com os acontecimentos em nossas vidas sem dúvida é um influente determinante para a conquista de nossos resultados. Encarar os momentos da vida como momentâneos já é uma excelente prática.

“Os momentos são simplesmente momentâneos.”

Parece óbvio, mas é incrivelmente difícil conviver com esta certeza, por isso, muitas vezes nos desesperamos, acreditamos que os momentos serão eternos. Aí vem o elástico para nos transmitir que tudo volta ao seu lugar e que é preciso caminhar o caminho para se chegar ao outro lado, esta já é uma característica do barbante, que inclusive tem o papel de unir estes lados.

Um dia me contaram que um mestre deu ao seu discípulo um livro com duas páginas. E a seguinte instrução: Quando algo ruim acontecer leia a página 01 e quando algo de maravilhoso acontecer leia a página 2. Assim o discípulo procedeu quando se deparou com algo ruim abriu e leu a página, nela estava escrito: “Isto vai passar.” Meses depois algo de maravilhoso aconteceu, o discípulo pegou o livro novamente e leu a página 02 que dizia: “Isto também vai passar”.

A partir dessa conscientização quero convidar você a pensar como tem lidado com os acontecimentos em sua vida. Algumas perguntas poderosas. Pegue um caderno e anote as suas respostas e veja se você está usando mais elástico ou barbante.

1.    Você espera que um dia tudo volte a ser como antes? (  ) SIM    (  ) NÃO

2.    Diante de uma situação você costuma “taxiar na pista”? (  ) SIM    (  ) NÃO

3.    Você é aquela pessoa que gosta de algutinar nos grupos? (  ) SIM    (  ) NÃO

4.    Enquanto existir reversão existe oportunidade? (  ) SIM    (  ) NÃO

5.    Você sempre escuta os dois lados antes de tomar uma decisão? (  ) SIM    (  ) NÃO

Resposta: se você respondeu ao menos 03 SIM indica que neste momento você tem mais características em seu comportamento semelhantes a funcionalidade do barbante.

Agora vamos entender o que isso significa e como impacta em seus resultados.

Muitas vezes a nossa elasticidade é colocada à prova, ter reversibilidade é uma característica rara, eu explico. A vida com os seus acontecimentos, as percepções que nós temos do mundo, das pessoas, nem sempre nos dá possibilidade de exercer a elasticidade, ou seja, a habilidade da reversão de voltar ao estado normal após se submeter a uma série de diversidades, de mudanças. Ser elástico não é fácil, não o tempo todo, pois chega uma hora que a reversibilidade se esgota, e não é mais possível a reversão ao estado original. E algumas vezes até explodimos, o elástico se rompe.

Para quem se considera mais barbante significa trabalhar a reciprocidade. O barbante é aquilo, uma ligação de uma extremidade a outra, e ainda no sentido contrário, com o objetivo de promover a união dos opostos. Por exemplo: comprar – vender / marido – mulher / líder – liderado.

A reciprocidade é uma habilidade muito importante a ser praticada, desde que se respeite a diversidade entre os pontos, o caminho. E para respeitar esta diversidade é preciso à reversibilidade, ou seja, a elasticidade.

Eu gostaria de propor um desafio para praticar o aprendizado caso você realmente esteja interessado em evoluir este ano, se autodesenvolver. Durante uma semana observe suas atitudes e ao final do dia marque se você praticou mais a reversibilidade (elástico) ou a reciprocidade (barbante). O mais importante é identificar como você se sente ao praticar estas características.

Avalie o que traz mais resultados para que possa corrigir algumas ações ou fortalecer outras para atingir suas metas.

Sinta-se a vontade para compartilhar sua experiência conosco. Eu fico aqui na torcida para que você possa encontrar as características que elevem exponencialmente os seus resultados.

“O melhor lado, é aquele que te faz perceber todos os lados.” Valéria DMN

Um forte abraço e um 2019 com escolhas assertivas!

Valéria Dantas Machado do Nascimento COACH I PALESTRANTE I CONSULTORA www.focostreinamentos.com.br