FOCOS DESENVOLVIMENTO HUMANO & ORGANIZACIONAL – Valéria DMN

O impacto dos comentários

Café com Coaching
#papodobem

Com Valéria Dantas Machado I www.focostreinamentos.com.br

Sensacional acreditar que em tempos de crise, nem todos afirmam que estão em crise. Tenho contato com muitas pessoas, visito e participo de vários eventos. E acreditem tem gente em ascensão mesmo em tempos de crise!

Olha que interessante, o pai de uma amiga vive no interior de SP, diz ela que é cidade minúscula, onde todos se conhecem, tem a padaria do Zé, a farmácia do Zé, a Escola da Tia Maria, e mercadinho do seu João, e o Padre Pedro que celebra as missas dominicais. O pai dela é empreendedor, ele diz que é vendedor de cachorro quente, aquele tradicional, pão de leite, salsicha e ainda a pessoa pode colocar mostarda caseira, molho de tomate caseiro e maionese caseira. Ele fica o dia todo na praça. Ela minha amiga veio para capital estudar economia. Deixou no interior a sua raiz e o pai um grande vendedor que nunca volta para casa com sobra. Bem aqui ela aprendeu que estamos “em crise”, se você não fechar, vai se endividar e acabar fechando. Ficou desesperada voltou semana passada para o interior, contou tudo para o pai que incrédulo disse: “Filha essa tal crise não chegou aqui não!”  Mas ela afirmou que chegaria. Bem por vias das dúvidas ele resolveu comprar menos pão e salsicha no dia seguinte. Aí ele vendeu menos, foram comprar e ele disse já acabou tudo. No dia seguinte alguns dos seus “amigos” não vieram e pela primeira vez sobrou cachorro quente. Pronto à crise estava instalada até que ele deixou de vender, e vendeu o seu carrinho.

Se esta história é verídica, acredite se quiser!

A questão aqui não é a veracidade da história, mas sim o quanto nós nos deixamos influenciar pelo o que vem de fora. Sejam comentários, fofocas, diagnósticos terríveis. Sim é preciso validar o que nos falam, porém acima de tudo você precisa sem dúvida conhecer-se cada vez mais. A tal ponto que suas crenças, seus valores não sejam invalidados.

Existe uma influencia do que acontece externamente sobre cada um de nós, e isso não poderia ser diferente. Inclusive estudos nos mostram que nós somos o resultado das cinco pessoas com as quais mais convivemos.

Todavia influenciar é diferente de determinar! Eu quero pedir a você, que observe os seus resultados nas últimas semanas. Se você fosse avaliar de 0 a 10 quanto que você usa dos seus recursos internos na potencia máxima? Entenda por recursos internos, talentos, pontos fortes, seu diferencial, o tempo, relacionamentos, contatos.

O modo como você vê o mundo, faz com que você acredite que o mundo é assim do jeito que você vê. Eu também quero te convidar para ter uma visão ampliada do mundo, das situações. Como você tem alimentado a sua mente, o que você vê, compartilha? Sobre o que tem conversado? Será que você também é anunciador de crise?!

Agora você pode continuar fazendo tudo igual e tendo os mesmos resultados, mas você também pode fazer um pouco a mais, e ter outros resultados. A escolha é sempre sua.

“São as suas decisões que antecipam desde já os seus resultados.” Valéria DMN

Um forte abraço e até a próxima semana.

Valéria Dantas Machado I