FOCOS DESENVOLVIMENTO HUMANO & ORGANIZACIONAL – Valéria DMN

A relação B2B e B2C ficaram para trás, agora é H2H

 

Agora a nova relação de negócio é H2H o ser humano sempre foi o centro das relações, mesmo em ambientes virtuais. Só que com esta visão transformadora é preciso reavaliar hábitos e ferramentas. #b2b #b2c #h2H #transformação #evolução

 

 

Eu quero compartilhar com vocês um material que chegou até mim e a partir daí comecei a fazer uma vasta leitura para compor um artigo que promova exatamente esta busca e entendimento.

Eu fiquei muito feliz por perceber que estou no caminho certo e quero avaliar com você os resultados para que todos nós possamos experimentar o que o marketing vem definindo como Relação de Negócio H2H.

Parece óbvio que as relações sempre se deram entre pessoas, mesmo com o avanço da tecnologia. Mas esta mudança vem causar uma verdadeira transformação. Até pouquíssimo tempo atrás as companhias se encaixavam praticamente em dois modelos de relação de negócio são eles:

B2B = business to business de forma simples são empresas que fazem negócios entre si

B2C = business to customer são empresas que fazem negócio com o cliente final

E até aí tudo bem! A linguagem do mercado então aceitava e se encaixava nessa segmentação, e isto implica em dizer que toda comunicação, vendas, marketing, estratégias e planos tinham esta direção a seguir. As companhias se encaixam e traçam o seu caminho para atingir os resultados com seus clientes empresas ou consumidores finais.

Alguns autores pedem para anularmos estes modelos B2B e B2C, outros para esquecermos. Eu quero convidar você para uma visão panorâmica rumo ao desenvolvimento e evolução das relações de negócio. E dar dicas para que você promova esta relação, pois, com certeza isto não é uma tendência e sim uma evolução na forma de se relacionar e fechar negócio.

  • Primeiro mesmo com segmentação B2B ou B2C o relacionamento ocorre entre seres humanos. Ou seja, o ser humano é o centro!
  • Segundo as empresas, os produtos e os serviços em si não sentem nada, não se manifestam.
  • Terceiro mesmo no e-commerce a relação se dá entre humanos. O avança da tecnologia não substitui a relação humana. O se humano mesmo em um ambiente virtual quer ter uma experiência de compra.

Dito isto vamos conhecer a Relação de negócios H2H de human to human! Isso é simplesmente maravilhoso o movimento das empresas será ou já está sendo uma verdadeira transformação desde o modo de se relacionar, até suas estratégias e cultura organizacional. Dar esta guinada não é tarefa simples ou fácil, mesmo que sejam para enxergar o óbvio: as relações de compra e venda que sempre foram entre pessoas, independente do modelo de negócio, o ser humano sempre foi o centro.

A experiência de compra é algo que deve ser vivenciado, sentido entre as pessoas. Sim, pessoas sentem, pessoas querem pertencer, ser ouvidas, ser bem atendidas, além de gostarem da exclusividade.

A partir desta evolução na visão e relação de negócio se você quer realmente conquistar o seu mercado é necessário que agora mais do que nunca você identifique seus diferenciais, aprimorar as ferramentas das quais utilizada e até adquirir novos hábitos, para alavancar seus resultados se relacionando de pessoa para pessoa.

Eu aqui incluo o “como” com algumas dicas para você desenvolver e evoluir na sua relação de negócios:

  1. ATENDIMENTO focar no diferencial humano. Muitas vezes produtos e serviços são similares. O atendimento é o seu maior diferencial.
  2. PÓS VENDA uma das 04 necessidades básicas do ser humano é ser ouvido, faça do feedback a sua ferramenta de excelência.
  3. CRM se você possui é hora de focar a relação com o seu cliente, crie relacionamento.
  4. INVISTA EM GENTE faça do seu colaborador um e do seu cliente os seus fãs. Promova experiência de compra! Mesmo em vendas corporativas, e-commerce você entre pessoas, cuide delas!
  5. MÍDIAS SOCIAIS faça uso personalizado, às pessoas buscam mais do que customização elas querem ser entendidas e atendidas com excelência.

Espero que este artigo desperte o seu desejo para vasculhar mais sobre o assunto e juntos fazer desta relação H2H “humano para humano” a nossa cultura de negócios.

Um forte abraço! Coloco-me a inteira disposição! Valéria Dantas Machado do Nascimento COACH I PALESTRANTE I CONSULTORA  http://www.focostreinamentos.com.br